domingo, 11 de novembro de 2007

ROGÉRIO SKYLAB

Rogério Skylab foi nosso entrevistado em 09/01/2007.
A entrevista foi concedida por e-mail.

Rogério Skylab é cantor, músico, compositor, poeta e performer brasileiro.

Iniciou sua carreira musical em 1992. Skylab tem na estética trash aliada a uma postura lírica um dos alicerces do seu trabalho. Ganhou notoriedade nacional ao aparecer no programa de entrevistas de Jô Soares diversas vezes, assustando a platéia com sua performance no palco.

Durante os shows é comum uma grande interação com a platéia, onde ele saca objetos cortantes, como a faca e ameaça atacar as pessoas próximas, como forma de interpretação de suas músicas. Suas letras tendem normalmente ao humor negro e a escatologia e musicalmente se assemelha a gêneros diversos como o Heavy Metal, a Seresta, Bossa Nova e Punk dos anos 80.

Trívia
Rogério também é funcionário público, já que trabalha na compensação do Banco do Brasil.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
________________________________________________

Gruft: Estreando o Gruft Entrevista, eu tenho ao meu lado, ele que é o primeiro e único, Rogério Skylab.
Rogério, diga olá aos nossos visitantes...

Skylab: Olá!

Gruft:
Skylab, ou você prefere ser chamado de Rogério?

Skylab:
Tanto faz.

Gruft:
Eu vou começar por uma pergunta que não me saí da cabeça. Viemos acompanhando sua trajetória desde o Skylab I e dá para perceber a versatilidade musical presente em sua obra. Mas, a pergunta se resume em: Como você definiria a sua música?

Skylab:
Minha música vem do underground, é um trabalho de banda de garagem e vem sendo feita já faz muito tempo. As pessoas, que não conhecem intimamente o trabalho, imaginam que o texto prepondera. Mas essa é uma visão superficial. A música no meu trabalho é mais importante que o texto. O imporante é a música e as idéias. O texto vem depois.

Gruft:
Você tem alguma influência literária, cinematográfica ou mesmo das HQs nas suas composições?

Skylab:
Meu querido ser do outro planeta, pela palavra "influência" eu não nutro grande simpatia. Muitas vezes, trabalhos aos quais eu me oponho, são mais importantes do que aqueles pelos quais eu simplesmente me alinho. As relações de oposição, conflito, são muitas vezes importantes. Dito isto, posso citar algumas referências: Arrigo Barnabé, Gerald Thomas, Ezra Pound... E, talvez, a maior de todas: Frank Zappa (o maior músico do século XX). Quanto aos quadrinhos, o meu site é uma expressão da importância que eu dedico ao gênero (qualquer contribuição que eu receba nesse sentido, eu coloco no site).

Gruft: Você Gosta de Quadrinhos?

Skylab:
Adoro quadrinhos.

Gruft:
Notamos que de algum modo Rogério Skylab e Universo Germinante tem um ponto em comum. Você da significado as grandes batalhas travadas pela liberdade e independência musical no nosso país, nós do UG estamos batalhando por um maior reconhecimento dos quadrinhos nacionais alternativos. Pode comentar a respeito de sobre como é se manifestar de maneira independente?

Skylab:
É engraçado esse seu comentário: o normal é que todos fossem independentes. Parece que ser independente neste país é algo de excepcional. Quando alguém me diz que é contratado de uma gravadora, aí sim que eu olho pro cara como se ele fosse de um outro planeta.

Gruft: Espero que você não tenha nada contra seres de outro planeta! (rs...)

Skylab:
Parece que eu fiquei de falar das minhas referências em HQ, e acabei não falando. Vou então te citar 3 referências: Will Eisner, Robert Crumb e Vilachã. Esse último foi quem fez a HQ da música MOTO-SERRA, mora em Sampa e é o responsável pela História do Brasil em quadrinhos - gosto muito do traço dele.

Gruft: Bem bacana a música Moto-Serra ter sido quadrinizada ela realmente tem um contexto forte de HQ. Quem quiser pode conferir o trabalho no site http://www.cartoonshow.com.br/motoserra01.html

Rogério, e como foi ser indicado ao Melhor Álbum de MPB pelo Prêmio Claro de Música independente?

Skylab:
Eu não fui só indicado como ganhei o prêmio. E espero ganhar mais. Meus discos continuam saindo religiosamente todo ano.

Gruft: Onde mesmo você comprou sua Moto-Serra? Acho que vou precisar de uma para picotar o desgraçado que não me informou disso. (rs...) Quer mandar algum recado para nossos visitantes?

Skylab:
A mensagem que eu queria deixar aqui é que o meu site www.rogerioskylab.com.br está aberto as contribuições que vocês queiram mandar, com tanto que o tema seja algumas de minhas músicas. A música MOTO-SERRA foi transformada em HQ e ficou do caralho. Fui e continuo sendo um leitor obcecado por HQ. Acho que o meu trabalho, de uma certa forma, reflete isso.

Gruft:
Com toda certeza não só reflete como serve também como referência.
Rogério, em nome de nossos visitantes e de toda a equipe do Universo Germinante eu lhe agradeço pela atenção concedida nesta entrevista. Realmente estreamos o Gruft Entrevista com chave de ouro! Caros visitantes, este é Rogério Skylab no nosso Gruft entrevista.


Discografia

1992 - Fora da Grei
1999 - Skylab
2001 - Skylab II (ao vivo)
2002 - Skylab III
2002 - Tributo ao inédito - Compilação com 10 bandas cariocas
2003 - Skylab IV
2003 - Skylab V
2006 - Skylab VI
2006 - Debaixo das rodas do Automóvel (livro)

Nenhum comentário: