domingo, 11 de novembro de 2007

Marcelo Del Debbio

Del Debbio foi nosso entrevistado em 12/03/2007.

A Entrevista fom concedida por e-mail.

Marcelo Del Debbio (nascido em 1974). Arquiteto formado pela FAU-USP com especializações em Semiótica e História da Arte. Escreve profissionalmente desde 1992, tendo trabalhos publicados nas revistas "Dragão Brasil", "D20 Saga", "RPGMagazine", "Dragon Magazine" e "Só Aventuras". Conheceu a cultura celta, a Wicca, Ocultismo e Hermetismo em uma viagem de intercâmbio à Europa em 1989-1990 e a maioria de seus trabalhos lida com temas relacionados ao gnosticismo, ocultismo e Kabbalah. Membro da Wicca Tradicional, Ocultista e Hermética, cujo Coven Primordial fica na Inglaterra, onde detém o grau de Sacerdote, membro da Antiquus Mysticusque Ordo Rosae Crucis. Atualmente, dedica seu tempo à suas três grandes paixões: Mitologia, RPG e Ordens Iniciáticas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

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Gruft: Olá pessoal. Estamos aqui entrevistando aquele que é no momento o maior nome do RPG nacional. Criador e editor; ele tem em seu currículo títulos como "Trevas" - o RPG nacional mais vendido da história - e "RPG Quest" - uma nova visão do RPG que pretende atrair o publico jovem. Além disso, é o fundador e Editor da Daemon Editora e criador do sistema que leva o mesmo nome. Com vocês Marcelo Del Debbio!

Antes de mais nada, quem é a equipe que o apoia?

Marcelo Del Debbio: Bom... É uma grande equipe, pois nenhum homem é uma ilha e seria impossível realizar todo este trabalho sozinho. Começo pelo Norson, que é o editor responsável por toda a área de revisão e diagramação (junto comigo), além de cuidar da área de eventos e distribuicao, nossa equipe de vendas (coordenada pela Rosana), a área comercial (porque sem vendas não adianta nada fazer um monte de livros), a parte de internet (o GiZmo, já velho conhecido), nossos desenhistas (aqui vai uma galera de quase 40 pessoas, que participam de acordo com o projeto que estamos desenvolvendo) e também uma turma de mais de 93 jogadores e Mestres que fazem playtest e discutem as regras em fóruns, comunidades e listas.

Gruft: A Daemon foi a editora que mais lançou títulos em 2006. Como fica isso diante da propalada "crise" nos RPG´s?

Marcelo Del Debbio: Parafraseando o Ruy Pereira, dono da editora trama, que me disse esta frase em 1997, quando editoras como a Abril e a Ediouro abandonaram o mercado: "eu adoro crise. Sem crise qualquer um publica qualquer merda. Na crise, apenas os melhores sobrevivem"
Os diversos problemas causados pela má distribuição de Magic: the Gathering afetaram bastante muitas lojas de RPG que dependiam dele para sobreviver, mas quem foi competente conseguiu se sobressair, buscando outras alternativas como compras diretas das editoras, foco em mangás e HQs e divulgação maior do RPG. Livros básicos mais baratos começaram a derrubar livros de 80,00, que antes eram "necessários" para começar a jogar e agora não são mais, graças ao RPGQuest, e por ai vai. É difícil dizer apenas UMA medida que tivemos de tomar para vencer a crise, pois fizemos muitas ações em paralelo e sincronizadas.

Gruft: Quais são os planos da editora (e seus) para 2007?

Marcelo Del Debbio: A Daemon vai investir pesadamente em banca de jornal (e na linha RPGQuest). Muita gente pergunta por que o Quest e nao o Daemon. A resposta é simples: dados de 6 faces. Vendo os sucessivos fracassos e fiascos de livros "d20" lançados nas bancas, fica fácil perceber que o grande entrave para a distribuição em bancas de jornal é a total falta de condições para os jogadores conseguirem os dados necessários para jogar (d4, d8, d10, d20...).
Ano que vem temos o Guia de Monstros para o rpgquest e mais uns 3 ou 4 suplementos, além do novo Guia de armas de Fogo. Na linha Daemon, daremos suporte e continuidade às linhas do Trevas (com alguns livros do Shaftiel), Maytréia (com o livro "Rebelião" e alguns suplementos) e Neokosmos. É possível que ainda apareçam algumas surpresas ao longo do percurso.

Gruft: Sabemos que "Trevas" é seu grande sucesso e "RPG Quest" seu xodó no momento. Portanto, tirando estes dois títulos, quais outros você apostaria de agora em diante?

Marcelo Del Debbio: As duas linhas novas da Daemon: Maytréia e Neokosmos, são livros que, apesar de serem voltados para um público mais maduro, têm alcançado ótimos comentários dos jogadores e dos Mestres e são linhas que devem se destacar em 2007.
Os Reinos de Ferro, da editora jambô, também é uma linha que espero que cresça bastante este ano.

Gruft: O que pode ser feito para acabar com esse constante ataque ao RPG?

Marcelo Del Debbio: Nada. Porque as pessoas que atacam o RPG no Brasil são apenas pastores irracionais, oportunistas e ignorantes, que usam esses "ataques" para assustar as mães e se autopromoverem, e não há nada que seja possível fazer para lhes "convencer" do contrário.
Já para as pessoas normais, basta mostrar a elas o que é o RPG que toda a mistificação criada pela mídia e por algumas igrejas caça-níqueis acaba. Como já disse um Imperator da Rosa Cruz certa vez, "É da ignorância e somente da ignorância que o ser humano precisa ser libertado".

Gruft: A Daemon tem alguns títulos que não são de RPG. A editora pretende se destacar com outros produtos fora desta área?

Marcelo Del Debbio: Nossa linha de artes marciais têm tido muitos elogios e teremos mais alguns títulos ano que vem.
O Guia de armas de Fogo terá uma versão "não-rpgística", pois foi muito elogiado por especialistas em armas de fogo, como uma das melhores publicações a respeito em língua portuguesa.

Gruft: É melhor mestrar ou jogar? Escrever ou editar?

Marcelo Del Debbio: Eu prefiro mestrar do que jogar... Depois de quase 20 anos mestrando, nunca consigo jogar "do lado" dos jogadores (risos)... E gosto tanto de escrever quanto de editar, diagramar e escolher desenhistas. Não sei se saberia escolher.

Gruft: Existem planos de mudança para o sistema Daemon em vista?

Marcelo Del Debbio: Não... Ele já funciona muito bem há onze anos, e não vejo nenhuma necessidade em ficar mudando mais nada. Ao invés de perder tempo e energia fazendo "versões 4.0" dos livros que já existem, prefiro me dedicar a fazer novos livros de RPG diferentes.

Gruft: Como você vê o futuro do mercado de RPG´s no Brasil?

Marcelo Del Debbio: Acredito que o futuro do RPG no Brasil sejam livros de ótima qualidade, baratos e acessíveis a todos. A distribuição em bancas de jornal é com certeza esta via, pois a maior falha no mercado até hoje sempre foi a distribuição (fazer o livro chegar até os interessados). Gente que quer jogar RPG existe aos milhares, faltam os mecanismos que façam chegar os jogos às suas mãos. As miniaturas de papel coloridas também são algo que tem se tornado cada vez mais presentes nas mesas de jogo.

Gruft: Marcelo, aproveitando sua presença quero lançar nesta entrevista o que será a “Pergunta do Gruft” que nunca irá se calar: Este planeta tem salvação?

Marcelo Del Debbio:Tem sim. O destino da humanidade é a Ascensão, nem que leve algumas centenas de encarnações...

Gruft: Que assim seja! Este foi Marcelo Del Debbio em mais um Gruft Entrevista!
Muito obrigado pela sua entrevista e as portas do Universo Germinante sempre estão abertas a sua disposição.

Marcelo Del Debbio: Abração e votos de paz profunda.

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Autor dos seguintes livros de RPG:

Arkanun (1995)
Grimório (1996)
Trevas (1996)
Guia de Armas (1997) (em co-autoria com Norson Botrel)
Guia de Armas Medievais (1998) (em co-autoria com Norson Botrel)
Anjos: A Cidade de Prata(1998)
Vampiros Mitológicos (1998)
Demônios: A Divina Comédia (1999)
Arkanun 2a Edição (2000)
Templários (2000)
Inquisição (2000)
Clube de Caça (2000) (em co-autoria com J.M. Trevisan)
Guia de Itens Mágicos vol. 1 (2001) (em co-autoria com Norson Botrel)
Guia de Itens Mágicos vol. 2 (2001) (em co-autoria com Norson Botrel)
Invasão (2001) (em co-autoria com Marcelo Cassaro)
Guia de Monstros (2001) (em co-autoria com Marcelo Cassaro)
Principia Discordia (romance, 2002)
Anime RPG (2003) (em co-autoria com Luciana Bacci)
Spiritum (2004)
Supers (2004)
Hi-Brazil (2004)
RPGQuest: Nova Arcádia (2005)
RPGQuest 2: Velha Arcádia (2005)
RPGQuest 3: Templários (2005)
RPGQuest 4: Aventuras Orientais (2005)
RPGQuest Módulo Básico (2006)


Todos esses livros possuem diversas edições. Seus livros incluem uma pesquisa histórica muito grande, especialmente em relação aos mitos e lendas dos povos antigos.


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