domingo, 2 de dezembro de 2007

Marcelo Telles

Marcelo Telles é coordenador geral e editor chefe do site REDE RPG um dos mais conceituados espaços sobre o tema na internet brasileira.
Foi o nosso entrevistado do mês de agosto de 2007.

GRUFT: Nesta entrevista, mais um grande nome do RPG nacional. Criador, editor, organizador de encontros e responsável direto pelo portal REDERPG , autor do Réia , e editor-executivo do Crônicas da 7a Lua , ele é referência em matéria de informação e criação nesta área. Com vocês, Marcelo Telles!

Quem são seus colaboradores mais próximos?

MT: Saudações aos amigos do Universo Germinante e obrigado pelo "grande nome do RPG nacional" (risos)! Olha, nós temos uma grande equipe que trabalha para o portal. Cada um deles é um colaborador importante, peças fundamentais que movem essa grande máquina chamada REDERPG. Além da equipe do portal, temos os jovens talentos que criaram e desenvolveram comigo o cenário Crônicas da 7a Lua, recém lançado pela Conclave Editora. Mas, sem dúvida, o meu mais importante colaborador é a minha esposa, Adriana Almeida, webmaster da REDE. Todo mundo pode ser substituído, até eu, mas ela é imprescindível! Sem ela não teríamos construido tudo o que fizemos até hoje.

GRUFT: De tudo o que você fez, qual é (ou foi) a "menina dos olhos"?

MT : Em termos de livros, todos são como filhos: cada um é diferente, mas amamos todos igualmente. Naturalmente, neste momento, o C7L (como é chamado o Crônicas da 7a Lua) e o Réia estão tendo mais minha atenção. Mas tenho outros livros, como o Conspiração do Amanhecer, e outras idéias que espero conseguir desenvolver e lançar um dia. Além dos livros, a REDERPG, é claro, sempre será a minha "menina dos olhos". Conseguimos com ela conquistas que foram tentadas antes por outros portais e que não foram conseguidas, como as atualizações diárias, a equipe de trabalho com redatores e ilustradores, a produção de netbooks, as traduções de material oficial de D&D e de outros cenários, e esperamos trazer ainda mais novidades e material constante para os jogadores brasileiros.

GRUFT: Existem planos de novidades ou mudanças para o REDERPG?

MT : Sim, sempre estamos planejando mudanças e inovações. Mas por hora prefiro ainda não falar de uma grande novidade que estamos planejando. Se conseguirmos viabilizá-la, iremos fazer uma boa divulgação. De qualquer forma, em setembro o portal completa 5 anos e vamos fazer alguma coisa especial, aguardem!

GRUFT : Como você resumiria a experiência com a "Dragão Brasil"?

MT : Intensa. Foi um grande aprendizado, mas difícil e árduo. Mas valeu muito. Em um ano e seis meses de DB, aprendi tanto ou mais que os meus 5 anos de portal.

GRUFT : Existe a possibilidade de se retornar ao mercado editorial, na parte informativa? Talvez uma revista REDERPG?

MT : O mercado editorial, como um todo, passa por um momento de mudança profunda, por conta da internet. De modo geral, as vendas em banca caíram. As revistas de RPG têm mais chances de vingarem quando lançadas em momentos de "boom" do hobby e, neste momento, o mercado começa a querer dar mostras que vai sair do refluxo que aconteceu em 2006.

Ou seja, em princípio, este não é um bom momento para se lançar uma nova revista de RPG. Por mais que o nosso trabalho na DB tenha tido sua "linha evolutiva" interrompida, por mais que eu tenha certeza que ainda teríamos muito a evoluir e a oferecer ao jogador brasileiro, neste momento a melhor estratégia é investir cada vez mais no portal, que tem uma perspectiva de longo prazo muito melhor do que qualquer revista.

GRUFT : E com relação a lançamentos de jogos? Pretende relançar os antigos, criar novos ou ambos? E qual será sua maior aposta neste aspecto?

MT : Eu ando conversando com algumas editoras. Inclusive sobre uma nova versão do CdA (Conspiração do Amanhecer). De concreto, temos o C7L de vento em popa, o livro mais vendido no último Encontro Internacional e as vendas dele continuam firmes. Agora em agosto estarei lançando o Réia pela Caladwin Editora.

GRUFT: Há alguma pretensão de sua parte de partir para outras mídias (HQ´s, livros, etc...)?

MT : Eu tenho absoluta convicção que o Crônicas da 7a Lua tem um imenso potencial para outras mídias. Com certeza, espero conseguir lançar um romance sobre o cenário e quem sabe o que pode vir pela frente... Mas, por enquanto, são apenas planos.

GRUFT: Os encontros que você coordena no Rio de Janeiro fazem grande sucesso. Qual é o segredo e o que você indicaria para quem quer começar os seus? Pode-se entrar em contato com você para fazer em outros estados?

MT : Nós criamos uma estratégia inversa aos encontros que existiam antes. Em vez de um grande encontro esparso, com grande investimento (e, muitas vezes, grande prejuízos), optamos por um encontro pequeno, mas todo mês, em um espaço agradável e acolhedor, e com sorteios de brindes, eventualmente. Criamos "points" onde os jogadores de RPG podem se encontrar e jogar sossegados. Sim, claro que pode, inclusive acabamos de levar o Encontro para São Paulo, capital.

Gruft: Existe uma grande ignorância com relação ao RPG no Brasil, o que provoca as distorções que qualquer fã do hobby já cansou de sofrer. Na sua opinião, como isso pode ser modificado?

MT : Simples, com cada um fazendo sua parte, divulgando o hobby, ensinando a novos jogadores, trazendo mais gente para o RPG. Esse é um trabalho que leva tempo: informar é mais difícil do que difamar. Mas com a participação de todos, acredito que isso irá diminuir.

Gruft: Vamos a perguntinha Gruft: Este planeta tem solução?

MT : O planeta Terra tem. Já a raça humana é um pouco mais difícil... (risos)


Nenhum comentário: